quarta-feira, 27 de julho de 2011

Trilogia o Império Das Formigas – Parte 1

“Durante os poucos segundos necessários para a leitura desta frase nascerão na Terra 40 seres humanos e, sobretudo 700 milhões de formigas”
Foi essa frase (a qual se encontra no primeiro volume da coleção) que despertou o meu desejo de ler a Trilogia: “O Império das Formigas”.
A trilogia é formada, respectivamente, de “As Formigas” (primeiro volume), “O Dia das Formigas” (segundo volume), “A Revolução das Formigas” (terceiro e último volume). Hoje irei comentar o primeiro volume.
image
Seu autor é Bernard Weber. O autor desenvolve a narrativa de uma forma que prende o seu leitor, fazendo com que a cada página virada você queira ler mais e mais (pelo menos no meu caso foi assim >.<). Ele colocou em seu livro um pouco de suspense e comédia. Além disso, é um livro rico em detalhes, pois mostra muitas características científicas das formigas e de outros pequenos insetos. O autor fala com tamanha perfeição sobre os insetos por que, antes de escrever o livro, ele passou 15 anos pesquisando sobre as formigas, mesmo o foco do livro não sendo científico e sim uma narrativa o autor é minucioso quando comenta as características e hábitos das formigas. Apesar de usar alguns termos técnicos ele é bem simples, deixando sempre bem claro o que ele quis dizer, ou seja, lendo o livro conseguimos ainda adquirir algum conhecimento sobre esses incríveis insetos.
“As Formigas” narra duas histórias paralelas que ao longo do livro se cruzam. Uma das histórias mostra as formigas, a sua sociedade, seu modo de viver, suas manias e etc. Nessa parte da história existem três personagens principais:
- 327º: uma formiga macho (também chamado de príncipe 327º, pois todas as formigas sexuadas são príncipes ou princesas). Muito curioso e corajoso. É graças a ele que começa a aventura dentro do formigueiro, pois ele é o único a retornar de uma expedição, onde todas as suas irmãs guerreiras foram mortas por uma arma secreta. Logo ele começa a investigar que arma era aquela e consegue fazer com que mais duas formigas se juntem a ele.
- 56 º uma formiga fêmea (também chamada de princesa 56º). Muito corajosa e inteligente que, ao contrário das outras fêmeas, possui um jeito guerreiro e se junta ao 327º para investigar a arma secreta.
- 103.683º uma formiga assexuada, da casta das guerreiras. A mais forte das três, muito determinada e extremamente inteligente.
Enquanto a outra parte da história mostra os humanos, mais especificamente a vida de Jonathan Wells. Ele herdou uma casa do seu tio Edmond Wells, logo se muda para ela com a mulher e o filho. A casa possui um sótão e seu tio deixou uma carta misteriosa para o sobrinho avisando-o para não entrar no sótão. Porém, ele foi curioso e entra, desaparecendo após a entrada. Começando assim a aventura na sagas dos humanos.
O livro também possui trechos do livro do Edmond Wells, que vem com o objetivo de explicar certas partes da história, muitas vezes parece ser um narrador que vem para tirar nossas duvidas, conta muitas curiosidades, aparecendo bastante na história.
Enfim, além de todas as “brisas” e aventuras, o autor apresenta muitas críticas à sociedade em que vivemos e, às vezes, também mostra certas características da sociedade das formigas que são admiráveis e que poderiam ser aplicadas inclusive na nossa. Ao longo da história você também passa a se questionar sobre determinados assuntos que nunca paramos para pensar. Este primeiro livro retrata o encontro entre as duas civilizações.
Um detalhe que achei excelente no livro foi a sua capa: nela inúmeras formigas formam outra formiga maior ainda. Porém o que realmente deixou excepcional esta capa é que ela é feita em relevo e da para sentir cada uma das formigas. Ficou excelente.
image
A recomendação que faço é que todos leiam este livro, pois ele é muito bom. A história prende do início ao fim, tornando-se um livro maravilhoso. Mas cuidado, ao ler o primeiro você provavelmente irá querer ler todos. E não se esqueça: após ler o livro passe a olhar bem onde pisa. O.o
Obrigada, pessoal.
Beijos. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário